domingo, 19 de dezembro de 2010

Inclusão Social

Existe muita coisa para por em ordem neste mundo e uma delas é o respeito ao próximo. Convivemos num mundo cheio de pessoas, de todas as raças e crenças, de todas as formas e personalidades. Sobrevivemos em um ambiente competitivo e insano onde quem foge aos padrões ditados pelos poderosos são massacrados e colocados à margem da sociedade.
Crianças e adultos convivem com preconceitos e com o stress de ter que ser o melhor, mais bonito, mais poderoso, tem que ser assim ou assado para ser aceito pela "turma".
Mas que "turma" é essa que não tem amor ao próximo, nem respeito pelas diferenças? As pessoas são diferentes por mais que desejem o contrário seguindo modas e padrões estéticos. A sociedade vive numa verdadeira ditadura, que engessa todos e os põe correndo atrás de valores podres.
Crianças são vítimas do bullying pelo simples fato de usar óculos, ou ser gordo ou ser magro demais... basta fugir um pouco do padrão imposto e já são massacrados pelos colegas.
Como seria bom se todos fossem vistos como seres humanos e corressem atrás somente de valores nobres como Amor, Respeito, Solidariedade, etc!
A maioria das pessoas são boas e estão se deixando levar pela situação, não estão parando para refletir sobre como podem mudar o mundo. Se cada um de nós fizermos um pouco em breve teremos um mundo muito melhor!

Pensando nisso, há três anos, resolvi doar meu tempo livre a uma boa causa. Conheci o trabalho de uma Associação que luta pela inclusão social. Percebi como a sociedade é cruel com os deficientes e em especial com os mentais!
Esta Associação tem vários projetos de capacitação profissional e de apoio aos deficientes intelectuais. Faz parcerias com empresas bacanas que os empregam e exigem deles todo potencial necessário, sem passar mão na cabeça e nem tratá-los como coitadinhos.
Graças ao avanço da medicina, os portadores de Síndrome de Down, por exemplo, estão cada dia mais saudáveis e vivendo mais, e eles precisam conquistar autonomia, auto-estima, fazer parte da sociedade e viver mais felizes. São pessoas maravilhosas e capazes de realizar diversos trabalhos, mas são excluídos por causa do preconceito e da ignorância das pessoas que ficam gastando energia em busca da perfeição e do dinheiro e não param para ver que a vida é muito mais do que isso! Muita gente não sabe agir com naturalidade junto a um deficiente, mas é tão simples, basta ser você, sorrir e aceitar! São  pessoas que precisam de amor e atenção como todos nós!
As crianças deficientes vão ser adultos um dia e, como é natural, ficarão sem a proteção dos pais, que se vão antes dos filhos. Como sobreviver se não conseguem emprego? Como sorrir se não conseguem amigos? Por que a sociedade é tão cruel? Vamos abrir os olhos de nossos amigos, que certamente, como nós, querem um mundo melhor, mais justo e solidário! É isso, vamos construir um mundo mais legal e para isso basta aceitar as diferenças, olhar pelo próximo, sorrir e ser feliz!   =)

Um comentário:

  1. Tenho uma grande amiga que foi diretora por muito tempo de uma instituição como essa, a Abrace. Vi algumas apresentações dos jovens atendidos e era emocionante. Se os espaços públicos divulgassem mais o trabalho dessas pessoas aos poucos a sociedade se convenceria de que ela é que é deficiente, e uma deficiência muito grave: falta de coração.

    ResponderExcluir

Obrigado pela visita! O que achou do post?