domingo, 1 de abril de 2012

Razão & Emoção

Foto: imagem pega na internet, desconheço  o crédito
O cérebro humano controla tudo de forma divina. Isso é fato. Acontece que há momentos em que o coração parece ser um órgão à parte, independente. Tem situações em que a razão é clara e nos leva a uma interpretação simples e lógica, mas o coração cisma em não concordar e ainda teima em querer seguir um caminho bem diferente do proposto pela razão. Há quem diga "siga o seu coração", inclusive eu digo muito isso, o problema é quando está evidente que o coração vai "quebrar a cara" ou vai "impedir" que algo importante aconteça. Por isso concordo com a famosa frase do físico e filósofo francês Blaise Pascal  "O coração tem razões que a própria razão desconhece."
Certas horas, as pessoas pensam como seria bom acionar o botão "on" para ligar o equilíbrio entre a razão e a emoção ou simplesmente clicar no botão "off" para desligar certos sentimentos opressores.
Vou te contar, a grande graça da vida está justamente nesse lance de equilibrar a razão e a emoção. Sei que o cérebro controla tudo, inclusive os sentimentos, só que meu coração está aqui "gritando" que tem vida própria. Se não fosse as fontes de pesquisas, as comprovações ciêntíficas e tudo mais provando que o cérebro é o administrador geral de todo o funcionalmento do corpo humano, inclusive das emoções, levantaria a hipótese de que a razão e a emoção são independentes e vivem um "casamento", onde tem que haver o respeito mútuo, a colaboração e o equilíbrio para viverem juntos, se completando, sendo isso essência de um ser humano equilibrado e feliz. Se algum elemento desses falha, dá-se uma pessoa insana, desequilibrada e infeliz. Será essa tal inteligência emocional a chave de tudo? Vai saber... O que sabemos é que estamos aqui para sermos felizes, com nossas razões carregadas de emoções. <3


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela visita! O que achou do post?